Livro & Filme - Harry Potter e a Cálice de Fogo

Vou começar esse novo tópico a partir de uma serie literária que, acredito eu, todos conhecem; Harry Potter.

Resolvi começar por ele pois sempre tive curiosidade de saber as principais diferenças entre os livros e os filmes e se essas diferenças realmente tiveram impacto no entendimento das pessoas que apenas assistiram aos filmes.

Então vamos começar.

Ao invés de começar do primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, resolvi começar pelo Harry Potter e o Cálice de Fogo, que é o quarto livro da série.


No começo do filme temos a cena no cemitério e em uma casa no topo de uma colina com um senhor, Lord Voldemort, Rabicho e Bartolomeu Crouch Junior. A grande diferença dessa cena em relação ao livro é que no livro não temos a presença de Bartolomeu Crouch Junior nessa casa, e além disso temos uma maior explicação do porque Lord Voldemort ter escolhido aquela residência para se esconder. No livro mostra que aquela residência fora do pai de Lord Voldemort, também chamado Tom Riddle, e que foi nessa mesma residência que o Lorde das Trevas matou ele e mais duas pessoas.

Outra diferença que me chamou bastante atenção foi a respeito dos campeões do Torneio Tribruxo. A que me chamou mais atenção foi Fleur Delacour, que no livro não é nada amigável com Harry no começo do torneio, sendo até mesmo desagradável em alguns momentos. Mas isso muda depois que Harry salva sua irmã na segunda prova do Torneio. 

O filme também não retrata o relacionamento de Victor Krum com Hermione, ficando um pouco confuso o porquê deles terem se aproximado.

Aproveitando que já falei dos campeões, vamos falar agora um pouco das provas do Torneio Tribruxo. Todas as provas sofreram alteração no filme em comparação com o filme. Algumas melhores outras nem tanto. A que eu achei melhor foi a primeira prova, onde Harry teve que pegar um ovo de ouro guardado por um dragão. No filme Harry tem muito mais dificuldade do que no livro. Já a prova que na minha opinião não foi muito bem mostrada, foi a do labirinto (terceira prova). No livro é explicado que esse labirinto tem diferentes obstáculos, sendo necessário de alguns feitiços e conhecimentos lógicos. No filme ficou um pouco vago essa parte, pelo menos na minha humilde opinião.

Personagens que no filme nem ao menos são citados e que foram fundamentais no livro temos: Dobby o elfo domestico que foi fundamental na execução da segunda tarefa; Winky que é um elfo domestico do sexo feminino que também esteve presente em vários acontecimentos do livro, tanto no presente quanto no passado; Bagman que é um funcionário do Ministério da Magia com comportamento um pouco duvidoso; entre outros que acho que não fizeram muita diferença como, por exemplo, os Dursley.

Quase que eu esqueci de Sirius Black, padrinho do Harry, e da Rita Skeeter. No livro ele tem uma postura mais presente, seja por cartas ou até mesmo indo à Hogsmead para ficar mais próximo do afilhado e já Rita Skeeter, a repórter do Profeta Diario está sempre envolvendo Harry e os amigos em polemicas. Algo interessante é que no livro explica o porquê dela saber coisas sigilosas, pois ela na verdade é um animago ilegal.

Além disso tivemos mais explicações como o porquê a varinha de Voldemort se comportou daquela maneira com a de Harry, algo que foi explorado novamente no sétimo livro da série.

Uma dica que eu dou é que depois de terminar toda a série tanto de filmes quanto de livros, leia novamente os livros. Um dos motivos por eu ter começado esse tópico de Diferença entre Livro & Filme com o quarto livro foi justamente porque eu não tinha lido esse livro ainda, e eu achei bem interessante que muitas informações que até então são insignificantes fazem o maior sentido nos próximos livros. 

Espero que vocês tenham gostado e caso algo tenha ficado de fora por favor me lembrem nos comentários.

Um abraço e até qualquer hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram